Venha visitar o PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS em Teresópolis RJ
Home
A Natureza da serra carioca-Terê Total
Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Teresópolis-Agenda Informativa e Cultural

PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS – PARNASO

Av. Rotariana, s/n, Soberbo-Teresópolis RJ Brasil.

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma unidade de conservação situada no maciço da Serra dos Órgãos, abrangendo os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim, com uma área de 20.030 hectares. É aberto para visitação permanente. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Normalmente de maio a setembro é aberta a temporada de montanhismo, com aventureiros de toda parte buscando o contato direto com a natureza. O principal roteiro é a Travessia Petrópolis-Teresópolis, que exige três dias e é considerada a caminhada mais bonita do Brasil.

Derivação do Nome:Apesar de muitos visitantes acharem que se refere às rochas que se parecem com órgãos do corpo humano, na visão dos primeiros portugueses que passaram pela região, os diferentes picos e suas alturas lembravam tubos de órgãos encontrados nas igrejas da Europa.O nome do parque deriva da semelhança dos picos da serra com os tubos de órgãos de igreja, derivando daí o nome Serra dos Órgãos.

Criação:O parque foi criado em 30 de novembro de 1939, pelo decreto federal nº. 1.822. e ampliado em 2008 para 20.030 hectares.

Fonte:Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

O parque foi criado em 30 de novembro de 1939

 

Topografia:Caracterizada por sua topografia acidentada e por grandes desníveis, com altitudes que variam de 100 metros até 2.263 metros, onde se encontra seu ponto culminante, a Pedra do Sino. Localiza-se na parte de mais altas vertentes da Serra do Mar, que formada em épocas geológicas muitíssimo antigas, as rochas sofreram na região movimentos mais recentes, o que resultou no imenso paredão que acompanha a planíce costeira em direção ao Rio de Janeiro.Os blocos rochosos.Neste paredão, bem ao alto, encontramos o Dedo de Deus, bloco rochoso de 1.692 metros em forma de uma mão fechada com o indicador erguido, onde em dias claros se pode avistar a cidade do Rio de Janeiro. Outros momumentos geológicos importantes são o Garrafão, com 1.980 metros, a Pedra da Cruz, com 2.130 metros, São Pedro, com 2.234 metros, São João, com 2.100 metros e Cara de Cão com 2.180 metros. O Dedo de Deus é o símbolo do montanhismo brasileiro e também do Estado do Rio de Janeiro.

Hidrografia:Cortado por notável rede hidrográfica, representada pelos rios Paquequer, Beija-Flor, Soberbo, Iconha, Bananal, Santo Aleixo, Itamarati, Bonfim e Jacó, o solo do Parque deu origem à densa floresta, com diversos ambientes. Na vegetação secundária, predominam as palmeiras, e, em altitudes até 500 metros, há a ocorrência de palmito, pindobinhas, xaxim e, particularmente, embaúba.

Fonte:Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

Esta é a sede principal em Teresópolis RJ Brasil

A unidade está dividida em 3 regiões distintas, a sede principal em Teresópolis, a parte baixa em Guapimirim e na outra ponta a entrada via Petrópolis. Na primeira, onde está a administração, piscinas, cachoeiras e trilhas ecológicas. Na segunda, descendo alguns quilômetros pela serra, em direção a Guapimirim, você chega na subsede onde está o belíssimo Poço Verde, águas cristalinas e ótimas para se refrescar. O Museu Von Martius, também na parte baixa do parque, abriga gravuras e desenhos do naturalista alemão que esteve nesta região por volta de 1817, e se hospedou numa fazenda que hoje está nas dependências do parque. Von Martius produziu um grande acervo que ainda hoje é considerado por pesquisadores como um dos mais completos sobre a flora brasileira. A trilha da igrejinha, também na parte baixa do parque, leva até a pequena capela que foi construída em 1713 e mantém as características da época.Na terceira região, está a portaria de Petrópolis, mas precisamente no distrito de Correias, normalmente utilizada por aventureiros que sobem a trilha da Pedra do Açu ou aqueles que fazem a travessia Petrópolis-Teresópolis uma caminhada pesada pelos cumes que pode ser feita em 3 dias percorrendo um trecho de 42 quilômetros.

Fonte:http://expedicaoparquesnacionais.com.br

 

Belíssimas quedas d`água e cachoeiras fazem parte desta paisagem!!!

Fauna:A fauna é rica e diversificada, constituindo-se num de seus últimos redutos na região.São 462 espécies de aves, a maior riqueza registrada na Mata Atlântica; 82 espécies de mamíferos; 83 répteis e 102 anfíbios. 130 espécies ameaçadas são protegidas pelo Parque. Entre os mamíferos destacam-se o muriqui (Brachyteles arachnoides), maior primata das Américas e grandes predadores carnivoros, como o puma, ameaçado de extinção. Em 2008 pesquisadores encontraram rastros da onça pintada (Panthera onca), considerada extinta na região. Entre as aves ameaçadas estão a jacutinga e o tietê-de-coroa, ave endêmica da Serra dos Órgãos. Também podem ser vistos os araçaris, formando bonito contraste com a vegetação. Um cuidado que se deve ter é com as cobras venenosas, como a jararaca e jaracuçu, que camufladas se deslocam pelas folhas em busca de presas desprevenidas.

Fonte:Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

Muito bem preservada a Fauna e Flora do Parque.

Esportes e distância do Rio de Janeiro:Além da beleza e da importância da conservação de suas espécies, o Parnaso é um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapél e outros. A travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 km de caminhada pesada pelo alto das montanhas, é considerada a caminhada de longo curso mais bonita do Brasil.A 90 quilometros do Rio de Janeiro, ou menos de duas horas por rodovia, o parque recebe o ano todo grande número de visitantes. Seu acesso principal é pela rodovia BR 116 Rio-Teresópolis.

Fonte:Wikipédia, a enciclopédia livre.

IBAMA-PrevFogo responsável pela  prevenção e combate à Incêndios Florestais

 

União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais-

A União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN ou International Union for Conservation of Nature em inglês) é uma organização internacional dedicada à conservação dos recursos naturais.Fundada em 1948, sua sede está localizada em Gland, Suíça. A IUCN reúne 84 nações, 112 agências de governo, 735 ONGs e milhares de especialistas e cientistas de 181 países, estando entre as pricipais organizações ambientais do mundo.A missão da IUCN é influenciar, encorajar e assistir sociedades em todo o mundo na conservação da integridade e biodiversidade da natureza, e assegurar que todo e qualquer uso dos recursos naturais seja equitativo e ecologicamente sustentável.Estas são as Categorias de áreas de Manejo Protegido que existem:
Ia - Reserva Estrita da Natureza
Área de terra e/ou mar que possui algum ecossistema, aspecto e/ou tipo geológico ou fisiológico, importante ou representativo, disponível primariamente para pesquisa científica e/ou monitoramento ambiental.
Ib - Área Selvagem
Grande área de terra e/ou mar não modificada ou pouco modificada, que mantém seus caráter e influência naturais, sem habitação permanente ou significativa, a qual é protegida e manejada de modo a preservar sua condição natural.
II - Parque Nacional
Área natural de terra e/ou mar, destinada a:
proteger a integridade ecológica de um ou mais ecossistemas para a geração atual e as futuras;
excluir a exploração ou ocupação inimiga dos propósitos indicados para a área;
fornecer uma base para oportunidades espirituais, científicas, educacionais, recreativas e de visita, que devem ser todas ambiental e culturalmente compatíveis.
III - Monumento Natural
Área contendo uma, ou mais, características natural/cultural que é de valor significativo ou único devido a sua raridade, qualidades representativa ou estética, ou significância cultural inerente.
IV - Área de Manejo de Habitat/Espécie
Área de terra e/ou mar sujeita a intervenção ativa com o propósito de manejo para garantir a manutenção de habitats e/ou satisfazer as necessidades de determinadas espécies .
V - Paisagem/Costa Protegida
Área de terra ligada à costa e mar, onde a interação entre pessoas e natureza ao longo do tempo produziu uma área de caráter distinto com valor estético, ecológico e/ou cultural significativo, geralmente com grande diversidade biológica. Salvaguardar a integridade desta interação tradicional é vital para a proteção, manutenção e evolução de tal área.
VI - Área Protegida de Manejo de Recursos
Área que contém predominantemente sistemas naturais não modificados, manejada para garantir proteção e manutenção a longo prazo da diversidade biológica, embora suprindo ao mesmo tempo um fluxo sustentável de produtos naturais e serviços para satisfazer as necessidades da comunidade.

Fonte:Wikipédia, a enciclopédia livre.

 
O Parque possui várias trilhas e piscinas naturais
 
Maiores informações acesse: ICMBIO - Parque Nacional da Serra do Órgãos-Av. Rotariana s/n - CEP: 25960-602 - Teresópolis - RJ - Tel: (21) 2152-1100.
 
A Natureza vive aqui!!! Parabéns PARNASO e equipe!!!
 
Terê Total -o site cultural de Teresópolis informa que o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é um dos mais belos parques do Brasil e do mundo!!!Visite Teresópolis RJ Brasil e encante-se com as belezas naturais deste local!!! Preserve o verde,preserve a vida!!!O Parque é um dos maiores patrimonias naturais da humanidade!!!Parabéns PARNASO e toda sua equipe!!
Vídeos:
**somente divulgação-direitos reservados do autor
Teresópolis-Agenda Informativa e Cultural
 
Compartilhe:
Copyright(P)2010-Todos os direitos reservados-By Louis